domingo, 14 de agosto de 2011

Desde pequenos

A preocupação dos pais concentra-se, principalmente, no futuro de seus filhos. Mas saber educar e apontar os caminhos é um dos dilemas contemporâneos que mais aflige os pais. 


Qual é o caminho que meu filho deve seguir? E assim, está feita a fórmula da dúvida de muitos pais e responsáveis.
Apontar-lhes as direções, desde o nascimento da criança é essencial. Mesmo com poucos meses, o bebê já consegue relacionar a palavra não ao que não deve ser feito. Posteriormente, com o passar dos anos, a inserção de valores culturais, morais, religiosos e outros, deve ser feita a partir de diálogos abertos, sem arbitrariedades e austeridade. Tais valores iram desenvolver-se e ter grande significado na vida 
adulta.

Depois de um tempo a criança passará a conviver em outros ambientes e assimilar inúmeras novas experiências. É necessário permitir determinadas descobertas, sempre pautadas nas orientações dos pais e da família. É a fase em que a criança demostra encanto pela própria autonomia, negando até mesmo ajuda para vestir-se, quando tem apenas 4 anos de idade. 
Aos poucos a criança vai apresentando a inevitável constância do porque, e aqui, cabe aos pais o papel único de dar a razões do mundo aos seus filhos e fazem com que este mesmo mundo seja inteligível. Começam a perguntar porque o sol é quente, de onde vem os bebês, quem é Deus e Jesus Cristo e os valores atribuídos a essas coisas pelos pais, poderão acompanhar seus filhos durante toda na vida adulta.
Mais velhos, assumem posturas de que sabem o que querem e ponto final. Neste ponto temos as birras e crises de supermercado, os comportamentos agressivos em varias situações. A criança também passa a recusar diversos apontamentos e pedidos dos pais. Mostrar aos filhos até onde eles podem chegar com sensibilidade é uma forma para que ele reconheça a segurança que existe na família e quais os caminhos que essa segurança aconselha seguir. 


Estabelecendo regras claras de convívio e conduta, que não se modifiquem, mas que sejam justificadas, ajuda a criança entender a importância de determinados comportamentos, de acordo com a situação familiar em que está inserida.


Fonte: http://situado.net/ensine-o-caminho-correto-ao-seu-filho-desde-cedo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário