terça-feira, 22 de março de 2011

Visita de Obama ao Brasil

Charge de Myrria

No dia 19 de março recebemos a visita do presidente Barak Obama, passou o dia em Brasília, onde foi recebido pela presidente Dilma Rousseff. A primeira etapa da viagem ao Brasil, na capital federal, foi marcada pela autorização de um ataque militar à Líbia. Os compromissos dos Obama pelo Brasil foram encerrados na noite de domingo (20), com uma visita ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.


O presidente Obama sinalizou com a possibilidade de apoiar o desejo do Brasil de integrar, como membro permanente, o Conselho de Segurança da ONU, ao afirmar que tem "apreço" pela pretensão do país (mas não foi decidido nada de concreto para isso ocorrer). Também revelou interesse dos Estados Unidos em adquirir petróleo brasileiro e trocar tecnologia para as pesquisas sobre o pré-sal.


Outro reflexo da visita, nos próximos meses, deve ser a extensão do tempo de visto de permanência de brasileiros nos Estados Unidos. Uma iniciativa, sem dúvida, necessária para permitir o intercâmbio entre os dois países e que viria a favorecer, especialmente, os jovens brasileiros que pretendem estudar nos Estados Unidos.




Simbologia diplomática e um simples gesto político, é isso o que ele veio fazer aqui. Para todo o resto, blá-blá-blá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário